Rede quer que seja formada uma equipe multidisciplinar da confiança do Supremo para ‘adotar todas as providências necessárias à aquisição e distribuição’ das vacinas.
Rede quer que seja formada uma equipe multidisciplinar da confiança do Supremo para ‘adotar todas as providências necessárias à aquisição e distribuição’ das vacinas.| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo / Arquivo

O partido Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine que o governo Jair Bolsonaro e o Ministério da Saúde apresentem semanalmente informações sobre a evolução das tratativas de compras de todas as vacinas disponíveis contra o novo coronavírus. O documento protocolado nesta terça (29), destaca a 'postura negacionista e contrária às vacinas' do presidente, que, segundo a legenda, 'tem feito verdadeira campanha contra a imunização da população'. "A atuação errática do Governo Federal na condução do enfrentamento da pandemia não pode continuar merecendo a intervenção imediata do Supremo Tribunal Federal na defesa do Povo Brasileiro para que receba a mesma proteção que a população dos demais países já estão recebendo", diz o partido.

A legenda quer que o primeiro informativo sobre as compras de vacinas contra a Covid-19 seja apresentado em 48 horas. Além disso, caso o documento não seja apresentado ou 'inexista evolução', a Rede quer que seja formada uma equipe multidisciplinar da confiança do Supremo para 'adotar todas as providências necessárias à aquisição e distribuição' dos imunizantes.  O caso está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, que já divulgou seu posicionamento sobre o tema. Segundo ele, não cabe ao Estado brasileiro se pautar por 'critérios políticos, partidários ou ideológicos' ao escolher as vacinas contra a Covid-19 que serão distribuídas à população.