Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma política

Câmara cria grupo para discutir reforma política e limitar ação do TSE

Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados formalizou, nesta quinta, a criação de um grupo para elaborar uma reforma política. Segundo “O Globo”, um dos pontos que devem ser discutidos é a criação de um “código de processo eleitoral”, com o objetivo de impedir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de criar normas sem o aval do Congresso. Entre as polêmicas estão questões sobre cotas de gênero, racial e divisão de recursos do fundo eleitoral.

A medida encontra apoio em todos os espectros políticos. “Muitas vezes o TSE tem usurpado competências do Poder Legislativo. O TSE tem legislado por resolução”, disse o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), ao jornal. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que é preciso dar estabilidade à lei eleitoral. “Há julgados diferentes em diversas regiões do país.”

Outro ponto que deve ser discutido é a criação do “distritão”, que prevê que a escolha de deputados federais, estaduais distritais e vereadores passe a ser majoritária ao invés de proporcional. Os mais votados de cada região seriam eleitos, não se levando em consideração os votos para os partidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.