Plenário da Câmara dos Deputados.
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados formalizou, nesta quinta, a criação de um grupo para elaborar uma reforma política. Segundo “O Globo”, um dos pontos que devem ser discutidos é a criação de um “código de processo eleitoral”, com o objetivo de impedir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de criar normas sem o aval do Congresso. Entre as polêmicas estão questões sobre cotas de gênero, racial e divisão de recursos do fundo eleitoral.

A medida encontra apoio em todos os espectros políticos. “Muitas vezes o TSE tem usurpado competências do Poder Legislativo. O TSE tem legislado por resolução”, disse o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), ao jornal. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que é preciso dar estabilidade à lei eleitoral. “Há julgados diferentes em diversas regiões do país.”

Outro ponto que deve ser discutido é a criação do “distritão”, que prevê que a escolha de deputados federais, estaduais distritais e vereadores passe a ser majoritária ao invés de proporcional. Os mais votados de cada região seriam eleitos, não se levando em consideração os votos para os partidos.