Deputado Daniel Silveira
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O relator de um dos processos contra Daniel Silveira (PSL-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), recomendou a suspensão por quatro meses do mandato parlamentar de Silveira. O parecer, lido nesta terça-feira (22), ainda precisa ser aprovado pelo conselho. Um pedido de vista coletivo adiou a votação da recomendação por dois dias úteis.

Silveira é acusado pelo próprio PSL de ter gravado e divulgado em 2019, sem autorização, uma reunião reservada em que se discutiu a permanência ou não do deputado Delegado Waldir (PSL-GO) no cargo de líder do partido. No áudio, Waldir chama o presidente Jair Bolsonaro de “vagabundo” e diz que pretende “implodir” o presidente, por meio de uma gravação que o então líder tinha.

Em sua defesa, Silveira disse que a reunião não era secreta e que ele não foi o autor da gravação, tendo apenas recebido o material. Disse ainda que "agiu em legítima defesa do presidente Bolsonaro" e que se trataria de uma questão interna ao partido, não cabendo ao Conselho de Ética julgá-lo. Mas o relator não aceitou os argumentos.

No último dia 9, o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), relator de outro processo contra Silveira no Conselho de Ética, recomendou a suspensão por seis meses do mandato do parlamentar bolsonarista, por incitação à violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal. A recomendação ainda não foi votada pelo colegiado. As informações são da Agência Câmara.