O farmacêutico Elton Chaves, que depõe à CPI nesta terça
O farmacêutico Elton Chaves, que depõe à CPI nesta terça| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o farmacêutico Elton Chaves, que depõe nesta terça-feira (19) à CPI da Covid do Senado, declarou que ficou surpreso com a retirada de pauta do relatório sobre a cloroquina que seria debatido em uma reunião do Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), em 7 de outubro.

"Nós nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho e pedimos justificativas plausíveis para o pedido de retirada de pauta. Estávamos ansiosos e na expectativa de já analisar esse documento. Há uma expectativa dos gestores de ter uma orientação técnica para que a gente possa organizar os serviços e orientar os profissionais na ponta", afirmou.

Carlos Carvalho, citado por Chaves, é o coordenador do Conitec. O relatório sobre a cloroquina aponta que o medicamento é ineficaz para o tratamento de pacientes com Covid-19. O Conitec define práticas para o SUS. Adversários do presidente Jair Bolsonaro acusam o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de ter feito pressão sobre Carvalho para impedir a discussão sobre o relatório. O chefe do Executivo é favorável ao tratamento precoce no combate à doença.