ricardo-coutinho-habeas-corpus
Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho foi alvo de uma operação da PF.| Foto: Wilson Dias/Agencia Brasili

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Napoleão Nunes Maia Filho concedeu habeas corpus na tarde deste sábado (21), durante o Plantão Judiciário, e determinou a soltura imediata ao ex-governador do Paraíba Ricardo Coutinho. O político foi preso na noite da última quinta-feira (19) no âmbito da sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final, desencadeada na terça (17), para apurar desvios de R$ 134,2 milhões em verbas da saúde e da educação do Estado.

A decisão contraria o parecer da Procuradoria-Geral da República protocolado neste sábado (21), defendendo a manutenção da prisão preventiva do ex-governador. No texto, o vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jaques de Medeiros alegava que Coutinho ainda continuaria liderando o grupo investigado na Juízo Final, mantendo a ‘estrutura delitiva no atual governo’, e destacava que a liderança política do ex-governador é ‘fortíssima’.

A decisão atinge ainda outros três presos na operação, Francisco Chagas Ferreira, Claudia Veras e David Clemente Correia.