Rio de Janeiro avalia usar lote de Astrazeneca e aguardar produção para segunda dose
Carlos Alberto Chaves, secretário estadual de Saúde, estima que a vacina já esteja sendo produzida no Brasil quando for a hora de aplicar 2ª dose| Foto: Secretaria de Estado de Saúde/RJ

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro avalia distribuir todas as doses da vacina Oxford/Astrazeneca que serão recebidas neste sábado (23) de uma única vez, já que a segunda dose pode ser dada em até três meses, quando o secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, estima que a vacina já esteja sendo produzida no Brasil.

O mesmo não pode ser feito com a Coronavac, informa a SES, que precisa ter a segunda dose ministrada em até 21 dias. "Para saber se vão ser dadas todas as doses ou não, precisamos saber o volume que será destinado ao estado", esclareceu uma assessora da secretaria.

Neste sábado (23), em um encontro de Alberto Chaves com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na Fiocruz, a SES saberá quantas doses serão destinadas ao estado. Segundo a secretaria, toda a logística já está pronta para a distribuição da vacina.   

"A SES já está com toda a logística aérea e terrestre preparada para que as vacinas sejam disponibilizadas aos 92 municípios a partir da manhã da próxima segunda-feira (25/01)", informou. A secretaria ressalta que a definição dos grupos prioritários para esta fase da vacinação seguirá o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.