Com decretos, Paes tenta criar 343 leitos para covid ainda em janeiro
Eduardo Paes assumiu nesta sexta-feira (1º) a função de prefeito do Rio de Janeiro| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Antes mesmo de ser empossado oficialmente no cargo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), publicou no Diário Oficial desta sexta (1º) três decretos para criar, ainda em janeiro, 343 novos leitos para tratamento da Covid-19. As medidas, de acordo com a nova administração, vão abrir 193 novas vagas na rede pública e 150 em hospitais privados, essas por meio de chamamento público. A nova gestão também remanejará profissionais de saúde do Hospital de Campanha do Riocentro, na zona oeste da cidade. Eles irão para os hospitais Ronaldo Gazolla, Souza Aguiar, Salgado Filho e Clementino Fraga Filho.

Um dos decretos de Paes abre ao público as informações sobre ocupação de vagas no município. A medida determina que todas as unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) mantenham atualizados os dados de ocupação de seus leitos na plataforma smsrio.org/censo. Nela, estarão disponíveis informações sobre leitos livres, ocupados, impedidos e cedidos à central de regulação.

Paes também criou, por decreto, o Centro de Operações de Emergência (COE Covid-19 Rio), que funcionará na sede do Centro de Operações e Resiliência (COR) na Cidade Nova. O órgão vai planejar ações de combate à pandemia e para aplicar medidas protetivas.

Outro decreto do novo prefeito cria o Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19. O órgão monitorará e avaliará o desempenho da rede do SUS e fará recomendações ao COE Covid-19 Rio.