roberto jefferson
O ex-deputado Roberto Jefferson.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou nesta sexta-feira (9) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-deputado Roberto Jefferson, que se torna réu por tentativa de homicídio contra policiais federais, resistência qualificada e outros crimes. No dia 23 de outubro deste ano, Jefferson resistiu à ordem de prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) atirando com um fuzil e lançando granadas contra agentes da Polícia Federal.

A juíza federal substituta Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios, considerou que a denúncia expõe de forma clara e objetiva os fatos que foram imputados ao ex-parlamentar, com todas as suas circunstâncias, de forma a permitir o exercício pleno da ampla defesa. A magistrada acrescenta que "indicativos suficientes de autoria emergem da situação de flagrância, narrada nos depoimentos dos policiais federais que efetivaram as diligências, além da manifestação do próprio acusado em sede inquisitorial".

Jefferson está preso no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, no Complexo de Gericinó. O presídio é o mesmo para o qual, no dia 13 de agosto do ano passado, ele foi levado em ação que investiga atos antidemocráticos, na qual ele também é réu. Com informações da Agência Brasil.