Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia
A intenção do presidente é transformar o parlamento em um anexo do Palácio do Planalto, o que enfraquece o protagonismo da Câmara dos Deputados nos debates com a sociedade, disse Maia.| Foto: Sérgio Lima/AFP

Após o presidente da República falar sobre a intenção de influenciar na escolha do próximo comandante da Câmara, o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que Jair Bolsonaro quer fazer do parlamento um anexo do Palácio do Planalto. Maia afirmou que o governo está usando as eleições da presidência da Casa para formar uma maioria na base de pressões, ameaças, cargos e emendas.

Segundo ele, as promessas feitas a deputados em troca de apoio a Arthur Lira (PP-AL) não poderão ser cumpridas, pois não há espaço fiscal no Orçamento. "É um alerta aos deputados e deputadas. A intenção do presidente é transformar o parlamento em um anexo do Palácio do Planalto, o que enfraquece o mandato de cada deputado e deputada e, principalmente, protagonismo da Câmara dos Deputados nos debates com a sociedade", disse Maia nesta quarta-feira (27).

De acordo com o presidente da Câmara, o governo já teria se comprometido com o pagamento de emendas fora do Orçamento no valor de R$ 20 bilhões, mesmo sem espaço fiscal para tanto. "Eu quero saber em que orçamento para o ano de 2021, com todo o problema do teto de gastos, se eles poderão cumprir, se vitoriosos, essa promessa. Cada dia que passa você vê, as pessoas vão vendo, que vão acabar sendo enganadas nesse toma lá dá cá", disse. "Vai ser um problema grave se por acaso eles vencerem a eleição. R$ 20 bilhões extraorçamentários é uma promessa que o governo e seu candidato não têm nenhuma condição de cumprir."