ricardo salles - ibama - polícia federal
Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, é formalmente investigado pela Polícia Federal.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente após saber, na última terça-feira (22), que teria sua prisão decretada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com o jornal O Estado de São Paulo.

Salles é alvo de investigações sobre a participação de agentes públicos na exportação ilegal de madeira. Segundo o Estadão, o ex-ministro teria obtido a informação sobre a iminência de sua prisão por um colega de governo. O motivo da ordem de prisão seriam suspeitas de que ele estaria usando o cargo para tentar prejudicar as investigações. Salles teria saído do cargo para afastar essa hipótese.

O ex-ministro estava sob pressão desde o mês passado. As investigações da PF indicaram "movimentação extremamente atípica" envolvendo um escritório de advocacia que tem Salles como sócio. Diante disso, Moraes já havia decretado a quebra de seus sigilos fiscal e bancário.