São Paulo tem primeiro fim de semana de eventos com lotação liberada após quase dois anos
Parque Augusta, no centro de São Paulo, reinaugurado neste sábado (6)| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Este é o primeiro fim de semana em São Paulo em que shows, baladas e eventos esportivos estão liberados para receber 100% da capacidade de público. A flexibilização total está vigente desde o dia 1º, conforme prevê o Plano São Paulo. A liberação ocorre após quase dois anos de restrições devido à pandemia da covid-19.

De acordo com o governo estadual, cerca de 88% da população adulta está com o esquema vacinal completo. Dados desta sexta-feira (5) apontam um total de 3.161 pessoas internadas, sendo 1.447 em unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 1.714 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 25,3%, e 36,4% na Grande São Paulo.

As medidas de segurança seguem obrigatórias, como uso de máscaras e cumprimento aos protocolos de higiene. Para entrada e participação nesses eventos, os estabelecimentos e organizadores são obrigados a exigir o comprovante com esquema vacinal completo. Quem não tiver concluído o esquema vacinal, além do comprovante da primeira dose, deverá apresentar um teste negativo para a covid-19 do tipo PCR realizado em até 48 horas antes do ingresso no evento, ou um teste negativo de antígeno realizado nas últimas 24 horas.

Cada município paulista tem autonomia para definir se segue ou não o Plano São Paulo.