Saúde: Queiroga quer priorizar criação de secretaria para concentrar ações contra Covid-19
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva no Palácio do Planalto| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Recém-chegado ao comando do Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga tem trabalhado durante o fim de semana na organização da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia, que irá concentrar as ações de combate à Covid-19 dentro do ministério. "Ação prioritária", disse o ministro ao Broadcast Político, sobre a secretaria. "Durante a pandemia teremos um núcleo dedicado".

O núcleo atuará como uma ação complementar ao trabalho do comitê criado pelo presidente Jair Bolsonaro com demais poderes da República para o enfrentamento à crise; grupo que deve ter sua primeira reunião oficial nesta segunda-feira, 29. Queiroga, no entanto, ainda não definiu o nome para o comando da secretaria. Ao anunciar o novo departamento, na última quarta-feira (24), ele destacou que a área vai funcionar 24 horas por dia.  

Nesta segunda-feira (28), Queiroga também participa de audiência pública, às 16h, no Congresso Nacional, na comissão temporária criada para acompanhar as ações contra a Covid-19. Os parlamentares querem debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos prazos já estabelecidos, entre outras medidas, e devem fazer uma série de questionamentos ao ministro.

Empossado há cinco dias, Queiroga tem feito a defesa do uso de máscaras de proteção e tem pedido que pessoas evitem aglomerações. Neste sábado (27), o ministro afirmou que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas aos estados nesta semana e que o país está próximo de alcançar a meta de vacinar um milhão de pessoas por dia.