Sem citar Bolsonaro, Huck e Barroso criticam ataque a sistema eleitoral
| Foto: Antonio Augusto/TSE

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quinta-feira (4) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve lançar uma "campanha de transparência" para rebater críticas às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral nacional. A campanha, segundo o ministro, mostrará todas as etapas do processo eleitoral, desde a preparação das urnas até a apuração dos votos.

Barroso, que é o presidente do TSE, fez a afirmação durante evento que participou nesta quinta em conjunto com o apresentador Luciano Huck e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O ministro falou sobre o tema após ser perguntado por Huck, que o questionou sobre ataques ao sistema eleitoral, "feitos inclusive sobre quem por ele se elegeu", nas palavras do apresentador.

Huck disse que existe um processo de "desacreditação" do sistema eleitoral brasileiro, e Barroso mencionou que o fenômeno ocorre em outras partes do mundo, como nos EUA. Eles não citaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é crítico habitual das urnas eletrônicas e, no ano passado, disse que tinha "provas" de uma suposta fraude que o teria impedido de vencer a disputa de 2018 ainda no primeiro turno.

O evento em que participaram Huck, Barroso e Leite foi um debate virtual promovido pelo RenovaBR, instituição de qualificação política.