A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS)
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS)| Foto: Pedro França/Agência Senado

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, pediu aos senadores que integram a CPI da Covid e também defendem o governo que analisem os documentos que estão de posse da comissão e que falam sobre verbas federais repassadas a estados e municípios.

A investigação sobre os governos estaduais e municipais é um dos temas mais defendidos pelos senadores bolsonaristas na comissão. Na avaliação deles, os principais problemas que o Brasil enfrenta em razão da pandemia de coronavírus se devem ao mau uso ou corrupção feita sobre as verbas federais enviadas aos entes subnacionais. Eles se queixam, entretanto, que por serem minoria na CPI não conseguem a convocação para depoimento de testemunhas ligadas a irregularidades em estados e municípios.

Thronicke, por outro lado, alega que a falta de depoimentos não impede a produção de investigações sobre os estados e municípios. A parlamentar citou que a CPI tem em sua posse número elevado de documentos que permitiram estudos dos parlamentares. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), endossou a fala da senadora e disse que o colegiado recebe desde o início dos seus trabalhos informações das prefeituras e governos.