augusto-aras
Augusto Aras, procurador da República| Foto: Isac Nobrega/PR.

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolaram nesta quarta-feira (18), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma notícia-crime contra o Procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, para que ele seja investigado por prevaricação.

Os parlamentarem acusam Aras de omissão, segundo eles, “diante das arbitrariedades e crimes do presidente da República, mas também pelas suas ações que contribuíram para o enfraquecimento do regime democrático brasileiro e do sistema eleitoral e para o agravamento dos impactos da Covid-19 no Brasil.”

Os senadores pedem que o STF encaminhe o pedido ao Conselho Superior do Ministério Público Federal. “O conjunto de fatos demonstra patentemente que o Procurador-Geral da República procedeu de modo incompatível com a dignidade e com o decoro de seu cargo”, diz a notificação. O pedido deve ser avaliado pela ministra Cármem Lúcia.

Em publicação nas redes sociais, o senador Contarato afirmou que Aras atua como advogado de Bolsonaro. " O Procurador-Geral da República não cumpre o que a legislação lhe obriga: defender a sociedade, o regime democrático e o Estado de Direito. Pedimos para que ele seja investigado por prevaricação. O PGR está atuando como advogado do presidente da República."