Aplicativo do ConecteSUS
As plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI foram suspensas temporariamente.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde retirou alguns serviços do ar após identificar uma tentativa de invasão aos sistemas da pasta na segunda-feira (16). As plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI foram suspensas temporariamente. “O Departamento de Informática do SUS identificou nessa segunda (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas”, diz a pasta, que afirmou ainda que os serviços devem ser restabelecidos a partir das 16 horas desta terça-feira (17). Essa não é a primeira vez que o órgão é alvo de ataques hackers.

Em dezembro de 2021 o site do Ministério da Saúde também foi alvo de um ataque de hackers. Ao tentar acessar a página da pasta, os usuários se depararam com uma imagem garantindo que aproximadamente 50 TB de dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. Os criminosos, que se identificaram como “LAPSUS$”, exibiram ainda um endereço para contato caso o governo queira o retorno dos dados, sugerindo o pagamento de um tipo de resgate, prática conhecida como “ransomware”.

Alguns meses antes, em fevereiro de 2021, o site da pasta foi novamente invadido e os hackers deixaram mensagens irônicas sobre a fragilidade do sistema. “Arrumem esse site porco ou na próxima vai vazar os dados dos responsáveis por essa porcaria”, assinando o conteúdo como “hacker sincero”. Em novembro de 2020 a pasta também afirmou que criminosos tentaram invadir o sistema do ministério.