O Superior Tribunal de Justiça.
O Superior Tribunal de Justiça.| Foto: Divulgação/STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior negou soltura ao ex-secretário de Governo do Rio Wilson Carlos, condenado por ser o 'operador administrativo' de propinas do ex-governador Sérgio Cabral. Ele foi preso e condenado na Lava Jato no âmbito da Operação Calicute, e denunciado em novembro do ano passado pelo Ministério Público estadual.

A defesa do ex-secretário alega que ele se encontra detido há mais de 376 dias em situação de 'ausência de fundamentação concreta' para prisão preventiva.

O ministro Sebastião Reis Júnior, no entanto, negou o habeas corpus sob alegação de que, apesar de não ocupar mais cargo público, Wilson Carlos tentou interferir nas investigações federais, o que motiva a manutenção de sua prisão preventiva. O mérito do pedido do ex-secretário deverá ser julgado pelos ministros da Sexta Turma do STJ.

Segundo a procuradoria, Wilson Carlos teria cometido corrupção ativa em crimes cometidos entre o final de 2008 e dezembro de 2012. O processo corre em sigilo.