Ao STF, Bolsonaro nega omissão do governo no combate ao desmatamento
| Foto: Ronan Frias Semas/Fotos Públicas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o governo não está se omitindo no combate ao desmatamento. A afirmação foi feita na resposta de Bolsonaro a um pedido de informações da Corte, determinado pela ministra Cármen Lúcia no âmbito de uma ação apresentada pela Rede Sustentabilidade. O partido argumenta que o governo é falho na política ambiental, e pede que o STF determine medidas concretas para controle do desmatamento no país.

“Não há qualquer omissão federal, posto a grande quantidade de atos em defesa do meio ambiente já adotados”, afirma o documento, segundo apurou a TV Globo. O vice-presidente Hamilton Mourão já havia defendido o governo em declarações a jornalistas, afirmando que há tendência de queda no desmatamento.

Também em dezembro, no entanto, relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que a Amazônia corre o risco de se transformar em uma savana, por conta da devastação. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além disso, apontam que, entre agosto de 2019 e julho de 2020, o desmatamento na região foi 9,5% maior na comparação com o período anterior.