Lula
Lula discursa pela primeira vez após ter suas condenações anuladas pelo ministro Edson Fachin, do STF, no mês passado.| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou em nota que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a anulação das condenações de Lula é "histórica". Nesta quinta-feira (15), a maioria dos ministros da Corte votaram por manter a decisão do ministro Edson Fachin. Em março, Fachin declarou a incompetência da 13.ª Vara Federal de Curitiba para julgar os processos envolvendo o ex-presidente. O Supremo também manteve a elegibilidade de Lula. Para os advogados, a decisão de hoje "restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do Sistema de Justiça do nosso país".

"A incompetência da Justiça Federal de Curitiba é afirmada por nós, advogados do ex-presidente Lula, desde a primeira manifestação escrita protocolada em Curitiba, em 2016, e foi sustentada em todas as instâncias do Poder Judiciário até chegar ao Supremo Tribunal Federal", dizem os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins, responsáveis pela defesa do ex-presidente.