jair bolsonaro - michelle bolsonaro - andré mendonça - stf
O presidente Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, enviou ao plenário virtual o recurso que contesta o arquivamento de um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro sobre cheques depositados pelo ex-assessor Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico. O colegiado deverá analisar o recurso entre os dias 25 de junho a 2 de agosto.

Em maio, Marco Aurélio atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, e arquivou a notícia-crime. A PGR considerou "não haver indícios do cometimento de crime". O advogado Ricardo Bretanha Schmid, autor da ação, recorreu. Nesta quinta-feira (17), a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo que rejeite o recurso apresentado por Schmid.

Para a AGU, somente o procurador-geral da República – e não o advogado que protocolou a ação –pode analisar a "existência de eventuais indícios do cometimento de infrações penais pelo Presidente da República”, e não o advogado que protocolou a ação.