O Superior Tribunal de Justiça determinou o afastamento do governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL).
O Superior Tribunal de Justiça determinou o afastamento do governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL).| Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O Superior Tribunal de Justiça determinou o afastamento do governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL). A decisão é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao plenário do STJ ainda nesta quarta-feira (20). A decisão acontece em conjunto com  uma operação da Polícia Federal, realizada também na manhã de hoje, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do governador e também no Palácio Araguaia, sede do governo.

Segundo nota do STJ, os inquéritos, que tramitaram sob sigilo, indicaram a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao plano de saúde dos servidores do estado do Tocantins e de uma estrutura montada para a lavagem de ativos. As investigações apontam também a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

“As investigações, iniciadas há quase dois anos, reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados. Além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das Instituições Públicas”, diz o STJ.