Witzel se diz vítima de "linchamento político"
Parte do processo contra Wilson Witzel será analisado pelo juiz federal, Marcelo Bretas.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta quarta (17) o recebimento da denúncia contra o governador afastado do Rio, Wilson Witzel (PSC), por participar de esquema de propinas em troca de direcionamento de contratações públicas. Na mesma sessão, os ministros também determinaram que os processos relativos a oito denunciados no mesmo caso devem ser enviados à Justiça Federal do Rio de Janeiro.

As decisões negaram recurso da defesa de Witzel, que questionava o recebimento da denúncia, e acataram parcialmente um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o desmembramento do caso para a Justiça Estadual. Witzel se tornou réu por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro no último dia 11, mas o STJ decidiu que as denúncias contra outros investigados deveriam ir para a primeira instância estadual em razão da ausência de foro.

O ministro Benedito Gonçalves concordou com a PGR e apontou que os elementos de prova que embasaram a denúncia contra Witzel tiveram origem em ações em andamento na 7ª Vara Federal do Rio, comandada por Marcelo Bretas. O entendimento foi seguido por unanimidade pelos integrantes da Corte Especial.