Flordelis
STJ rejeitou habeas corpus da defesa de Flordelis que tentava afastar a prisão preventiva da ex-deputada.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

Em decisão desta terça-feira (26), a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve por unanimidade a prisão da ex-deputada federal Flordelis. Ela é acusada de participação no assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, e irá a júri popular em 9 de maio. O tribunal julgou habeas apresentado pela defesa contra decisão da Justiça de Niterói (RJ) que decretou a prisão da ex-deputada em 13 de agosto do ano passado, dois dias depois da cassação do mandato pela Câmara dos Deputados.

Durante o julgamento, o advogado Rodrigo Faucz, representante de Flordelis, afirmou que o caso é midiático e que a polícia e o Ministério Público realizaram um "linchamento moral" da ex-parlamentar. Faucz ainda alegou diversas nulidades no processo, disse que a prisão não tem fundamentação e defendeu medidas cautelares diversas à prisão. Para o ministro relator, entretanto, a prisão está fundamentada e foi definida após o descumprimento de medidas restritivas.

A ex-parlamentar e mais oito acusados respondem ao processo pela morte de Anderson do Carmo, executado a tiros. Em julgamento no dia 13 de abril, quatro deles foram condenados por associação criminosa armada e uso de documento falso.