subprocuradores
Presidente da República, Jair Bolsonaro, é alvo de representação feita por cinco subprocuradores-gerais da República.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Cinco subprocuradores-gerais que integram o Conselho Superior do Ministério Público Federal encaminharam ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma representação pedindo a abertura de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro por suposto abuso de poder de autoridade. Motivo: as declarações ameaçando a realização das eleições do próximo ano e colocando em dúvida a segurança da urna eletrônica sem apresentar nenhuma prova.

Os subprocuradores pedem que Aras, na condição de procurador-geral eleitoral, instaure um procedimento para "identificar e coletar elementos potencialmente evidenciadores de abuso de poder de autoridade, atentatórios à existência e à normalidade da eleição presidencial de 2022". Entre os signatários do ofício estão os três subprocuradores que compõem a lista tríplice de indicados pela própria categoria ao cargo de procurador-geral da República. O mandato de Aras se encerra em setembro, mas ele pode ser reconduzido ao cargo para mais um mandato.

Aras foi criticado por ter silenciado sobre as declarações de Bolsonaro que atentam contra o processo eleitoral. Com o envio da representação, ele é obrigado a se manifestar se irá ou não tomar alguma providência investigativa.