TCU Ana Arraes
Ministra Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União.| Foto: Divulgação/TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) afastou do cargo por 60 dias o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques que produziu um documento sobre mortes na pandemia. O pedido foi feito pelo corregedor do tribunal, ministro Bruno Dantas, e aceito pela presidente, ministra Ana Arraes. Além do afastamento, o servidor está proibido de entrar no prédio do órgão e o caso será enviado para a Polícia Federal para que seja aberto um inquérito policial para investigar possível crime de prevaricação.

O levantamento feito por Marques aponta "supernotificação" de mortes por Covid-19 no país e foi inserido no sistema do TCU sem que constasse de qualquer processo do órgão. O relatório foi citado na segunda-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro para comprovar sua tese de que cerca de metade dos óbitos registrados como Covid-19 não seriam causados pela doença. O tribunal o desmentiu no mesmo dia.

O corregedor do TCU afirma que o afastamento de Marques do cargo é necessário para que o auditor não influencie nas apurações sobre o caso. O servidor também está impedido de acessar o sistema eletrônico do tribunal. Segundo o ministro, a divulgação de informações oficiais do tribunal de maneira não autorizada representaria infração disciplinar.