TCU
Sede do TCU, em Brasília.| Foto: Divulgação

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas suspendeu a compra de imunoglobulina feita pelo Ministério da Saúde no mês de agosto. A suspeita é de que o medicamento seria adquirido por R$ 160 milhões a mais do que o valor oferecido pela empresa concorrente, que foi desclassificada durante a licitação.

A decisão será analisada pelo plenário do TCU na quarta-feira (6), segundo o jornal O Globo. A medida cautelar foi definida na segunda-feira (4), em resposta à representação da empresa Virchow Biotech, que ofereceu um preço menor ao determinado pela SK Plasma e a Nanjing Pharmacare, vencedoras da licitação. O valor total da compra do medicamento ficaria em quase R$ 600 milhões.

A Virchow Biotech foi desclassificada sob o argumento de que não teria uma pré-qualificação na Organização Mundial de Saúde (OMS) para fornecer a imunoglobulina. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizou esse critério. O Ministério argumentou que manteve a compra por temer o desabastecimento do medicamento.