Tiririca
Deputado Tiririca destoa na bancada do PL, cuja fidelidade ao governo em votações é de 93% desde o início da atual legislatura.| Foto: Alexandra Martins/Câmara dos Deputados

O deputado federal Tiririca (SP) é o parlamentar do PL, futuro partido do presidente Jair Bolsonaro, que menos vota a favor das pautas do governo na Câmara, segundo levantamento do site Congresso em Foco. Desde o início do atual mandato, Tiririca votou sim em matérias de interesse do Planalto em apenas 58% das vezes. O parlamentar, que fez fama na televisão como humorista, foi na contramão da bancada do PL na Casa, que seguiu o governo em 93% das votações. O PL tem a segunda bancada mais fiel a Bolsonaro – atrás apenas do PSL, que votou com o governo em 95% das vezes.

Segundo informa o Congresso em Foco, Tiririca votou, por exemplo, contra as privatizações dos Correios e da Eletrobras, a obrigatoriedade do voto impresso, o repasse de dinheiro do Fundeb a escolas religiosas e o veto aos reajustes de servidores, entre outras medidas defendidas pelo Executivo. No teste mais recente, porém, a análise da PEC dos precatórios, ele votou sim, acompanhando o governo.