Presidente do STF, Dias Toffoli
Presidente do Supremo, Dias Toffoli, diz que marcos legais aprovados pelo Congresso surgiram de propostas do STF.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que a Suprema Corte “não está contra a Lava Jato” ao comentar o resultado julgamento que pode anular mais de 30 sentenças da operação. E disse ainda que a “Lava Jato só existe graças ao Supremo Tribunal Federal”. As declarações foram dadas em entrevista a jornalista Vera Magalhães, da Rádio Jovem Pan.

Toffoli justificou dizendo que todos os marcos legais que envolvem as investigações da Lava Jato foram criadas com o apoio expresso de ministros do STF. “Lei de transparência, lei de acesso à informação, lei de combate à corrupção, a lei que alterou o crime de lavagem de dinheiro, a lei que regulamentou, no Brasil, o combate às organizações criminosas com a possibilidade da delação premiada. Todas elas foram frutos de propostas do STF em dois pactos republicanos” assinados pelos ex-presidentes do STF Nelson Jobim, em 2004, e Gilmar Mendes, em 2009.

Esses marcos normativos extremamente importantes para combater a corrupção e dar transparência ao estado foram propostas do STF aprovadas pelo Congresso Nacional, Câmara e Senado, com aval, portanto, do poder Legislativo, do poder político e sancionados por presidentes da República. Não existiria Lava Jato sem STF. É graças ao Supremo que existe Lava Jato”, continuou.