Guido Mantega: Tornozeleira eletrônica
Tornozeleira eletrônica em Guido Mantega foi suspensa na véspera de colocação do sistema de monitoramento no ex-ministro.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Após o juiz federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, determinar dia 21 de agosto o uso de tornozeleira eletrônica em Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento do ex-presidente Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a suspensão da decisão. Nesta quarta-feira (28), o ministro atendeu a um pedido da defesa: "Defiro a suspensão da decisão reclamada no ponto em que determinou a apresentação do reclamante em Juízo, em 29 de agosto de 2019, para colocação da tornozeleira eletrônica, até a devida apreciação do pedido liminar na presente reclamação".

O monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica em Guido Mantega havia sido decretado no âmbito da Operação Carbonara Quimica, 63ª fase da operação Lava Jato, após suspeitas de pagamentos de propina aos ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega. Bonat é o juiz que substituiu o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, nas decisões da Lava Jato em Curitiba.