Lula: processo com suspeitas de propina em caso Belo Monte foi remetido à Justiça Federal de Brasília.
Lula: processo com suspeitas de propina em caso Belo Monte foi remetido à Justiça Federal de Brasília.| Foto: Miguel Schincariol/ AFP

Segunda instância dos julgamentos da Lava Jato, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu remeter à Justiça Federal do Distrito Federal o inquérito que investiga a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suposta fraude no processo de contratação da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, e que estava “nas mãos” da 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão foi tomada em julgamento de habeas corpus na 8ª turma do TRF-4.

Relator do caso, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto avaliou que a competência de julgamento deve ser de Brasília porque o grupo Eletrobrás e Norte Energia S/A, responsável pela construção da usina, possui endereço em Brasília, e Belo Monte fica no Pará. Além do envio do processo, Gebran negou o pedido da defesa de Lula de enviar os autos para a Justiça Eleitoral. O argumento dos advogados do ex-presidente é que os delatores argumentam que o pagamento de propinas servia como doação a campanhas políticas.