Eleições ocorrerão em outubro
Sistema poderá ser usado para que a população comunique à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro.| Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, lançou na sessão de terça-feira (21) o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. Segundo o órgão, a ferramenta poderá ser usada para que a população comunique à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. “A partir de agora, qualquer pessoa poderá acessar esse sistema e reportar episódios envolvendo a circulação de notícias falsas, portadoras de inverdades sobre o sistema eleitoral brasileiro, que atentem contra a imagem de segurança e integridade do processo de votação e que possam afetar a normalidade do pleito eleitoral”, afirmou Fachin.

De acordo com o TSE, nas eleições municipais de 2020, o sistema da Justiça Eleitoral no WhatsApp recebeu mais de 5.229 denúncias de comportamentos inautênticos – quando ocorre o uso de contas falsas para o compartilhamento de conteúdo. Por meio da iniciativa, o aplicativo de mensagens baniu 1.042 dessas contas que fizeram disparos em massa naquele pleito. “Se em 2020 a parceria foi com apenas uma plataforma e obtivemos resultados tão expressivos, não podemos deixar de ressaltar o importante avanço que representa a criação deste sistema, que conta com todas as plataformas parceiras da Justiça Eleitoral no enfrentamento à desinformação”, analisou o presidente do TSE.

Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral mantém acordos de cooperação com as plataformas digitais Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify. Para utilizar o sistema, basta entrar no próprio site do TSE, clicar no link do “Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições”, descrever o ocorrido, assinalar a plataforma onde a mensagem circulou e, se houver, informar o link da postagem com o conteúdo falso ou ofensivo.