O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP)
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta terça-feira (9) que está "tudo parado" em relação à sabatina do ex-ministro André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Alcolumbre foi questionado sobre o tema pelos jornalistas ao chegar na sessão de hoje e respondeu apenas: "Tudo parado, tudo parado". A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro em julho e desde então espera que o presidente da CCJ marque a data da sabatina na comissão. Mais cedo, o chefe do Executivo afirmou que não vai desistir do nome do ex-ministro para a vaga, apesar da resistência de Alcolumbre.

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou um esforço concentrado para realizar as sabatinas e votação das indicações de autoridades. A CCJ se reuniu nesta terça pela primeira vez em mais de um mês, mas não discutiu a sabatina de Mendonça. Na reunião, que durou apenas dez minutos, os senadores votaram o relatório sobre emendas da comissão ao Orçamento.