Ministério Público do Trabalho diz que o empregado que se recusar a receber a vacina pode sofrer demissão por justa causa.
O governo federal tem 48 horas para se manifestar sobre a ação sobre vacinação em Manaus.| Foto: Michael Dantas/AFP

O governo federal tem 48 horas para se manifestar sobre a ação ajuizada pelas Defensorias Públicas do Amazonas e da União que requer imunização contra a Covid-19 de 70% da população de Manaus e sete municípios em situação crítica no interior.

Segundo a decisão da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, a vacinação deve começar em até 30 dias. A determinação contempla, além de Manaus, Manacapuru, Tefé, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Coari e Tabatinga, em razão da grave situação epidemiológica desses municípios.

O pedido tem base em estudos elaborados por oito cientistas e traça modelo epidemiológico apontando que as taxas de transmissão da nova variante, a reinfecção por perda de imunidade após seis meses e os cenários de vacinação e isolamento social do Estado convergem para, no curto prazo, "uma nova explosão de óbitos na capital e nas principais cidades do Amazonas" e mais casos da nova variante para o resto do Brasil.