Fábio Wajngarten depõe à CPI da Covid
Fábio Wajngarten depõe à CPI da Covid| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

A revista Veja tornou público trecho da entrevista que fez em abril com o ex-secretário de Comunicação do governo federal, Fábio Wajngarten, em que ele diz que houve incompetência do governo federal por conta da demora para a compra de vacinas. A reportagem pergunta a Wajngarten se ele avalia que a falha na compra de vacinas contra a Covid-19 se deu por incompetência ou negligência, e ele responde: "incompetência. Quando você tem um laboratório americano com cinco escritórios de advocacia apoiando na negociação e você tem do outro lado um time pequeno, tímido, sem experiência, é 7x1".

Wajngarten depõe nesta quarta-feira (12) na CPI da Covid do Senado e, em resposta à senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), negou que havia dito que teria ocorrido incompetência por parte do Ministério da Saúde. A palavra "incompetência" foi utilizada pela revista Veja na chamada de capa para a entrevista. Na CPI, Wajngarten declarou: “A manchete serve para vender a tiragem, a manchete serve para trazer audiência, a manchete serve para chamar a atenção, conforme a gente conhece”, afirmou.

A contradição de Wajngarten motivou críticas de senadores, que chegaram a falar de pedir a prisão do ex-secretário. Ele também foi questionado por outra incoerência: alegou não ter trabalhado em março do ano passado, por ter contraído o coronavírus, mas um vídeo da época mostra diálogo entre ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em que ele diz ter mantido a rotina de atividades, mesmo com a doença.