Vereador Carlinhos da Barreira (MDB) é suspeito de agiotagem e extorsão.
Vereador Carlinhos da Barreira (MDB) é suspeito de agiotagem e extorsão.| Foto: Reprodução/Câmara Municipal

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação na manhã desta sexta-feira (22) para prender um vereador do município de Duque de Caxias e dois policiais militares acusados de agiotagem e extorsão. O político também estaria envolvido com lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

Investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro apontam que o vereador Carlinhos da Barreira (MDB) emprestava dinheiro para pessoas físicas e exigia pagamento de juros mensais. Para um empréstimo de R$ 1 milhão feito a um empresário do ramo de venda de automóveis, por exemplo, foi exigido pagamento de R$ 35 mil em juros mensais. Como o empresário não conseguiu realizar os pagamentos, passou a ser ameaçados de mortes pelos dois policiais militares, Ricardo Silva dos Santos e Carlos Alexandre da Silva Alves.

O mesmo vereador também é acusado de ser sócio de uma empresa que manteve contratos governamentais entre 2013 e 2016, a partir de uma licitação fraudada. Outras empresas que mantinham contratos governamentais também são suspeitas de repassar recursos para a empresa do parlamentar. Bens imóveis e recursos financeiros do político foram bloqueados pela justiça.