Viagem de Mario Frias à Rússia é cancelada a pedido do Planalto
Anúncio ocorre em meio a tensões no leste europeu e questionamentos sobre gastos em viagem de Mario Frias aos EUA| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A pedido do Palácio do Planalto, o secretário especial de Cultura, Mario Frias, bem como quatro outros integrantes da pasta foram retirados da comitiva do governo federal que visitará Rússia, Hungria e Polônia em missão oficial a partir desta segunda-feira (14).

“Devido à orientação da Presidência, que solicitou a redução da comitiva de todos os ministérios que iriam para as agendas na Rússia e Hungria, não havia mais sentido manter a viagem para agenda apenas na Polônia, sendo cancelada a viagem para remarcar em outra data”, informou nota da Secretaria de Cultura.

O anúncio do cancelamento ocorre em meio a tensões no leste europeu após a realização de exercícios militares com dezenas de milhares de soldados russos e a questionamentos sobre gastos que a pasta da cultura teve em uma viagem para Nova York no final de 2021. O deslocamento aos Estados Unidos é alvo de uma solicitação do Ministério Público ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que sejam investigados os gastos da viagem. Frias e sua equipe teriam gasto R$39 mil na viagem que durou quatro dias (entre 14 e 19 de dezembro de 2021) e teve como objetivo encontros dos representantes da secretaria da Cultura com dois produtores da Broadway, tradicional indústria americana de teatro musical, um empresário e um apoiador do governo de Jair Bolsonaro.

Nas redes sociais, Frias se defendeu das denúncias: “Todas as manchetes expostas nas imagens são mentirosas, pois não paguei essa quantia por essa viagem, não viajei de executiva e a finalidade da viagem não foi da forma como colocaram nas inverídicas manchetes. Tenho todos os documentos que comprovam a mentira propalada por esses jornalistas e estamos avaliando notificá-los para prestar explicações, de forma judicial, sobre essas fantasiosas informações”, declarou o secretário.