Votação da Vaquejada
Projeto que levou à pauta votação da vaquejada na Câmara acabou aprovado. Imagem de arquivo, de 2017.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes de começar os debates da reforma da Previdência, a Câmara dos Deputados aprovou por 402 votos a 34, na noite desta terça-feira (9), um projeto de lei que considera a vaquejada, o rodeio e o festival de laço como patrimônios e manifestações culturais brasileiras. A votação da vaquejada na Câmara começou antes das 17h e só terminou após às 20h30.

A discussão adiou a avaliação da reforma da Previdência, que ainda é esperada para esta terça ou madrugada da quarta. A votação da vaquejada dividiu partidos - colegas de legenda votaram de maneira diferente entre si, e também houve rachas entre oposicionistas e governistas.

Mesmo com o esporte equestre como tema, muitos deputados, em seus discursos, falaram sobre a reforma da Previdência. Aliados do governo de Jair Bolsonaro e opositores do presidente da República acusaram-se de utilizar a votação sobre a vaquejada como pretexto para adiar a discussão sobre a previdência. O debate viu ainda uma manifestação da bancada feminina. As parlamentares pediram a inclusão de medidas que consideram favoráveis às mulheres na reforma da previdência.