"Temos um orçamento, tem as despesas obrigatórias, já estão subindo. Isso é uma questão de matemática", disse Bolsonaro.
“Temos um orçamento, tem as despesas obrigatórias, já estão subindo. Isso é uma questão de matemática”, disse Bolsonaro.| Foto: Evaristo Sa/AFP

Perguntando sobre uma possível flexibilização no teto de gastos do governo, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (4), que se trata de "uma questão básica de matemática" e que se "nada for feito", ele terá de cortar a luz de todos os quartéis do país. "Temos um orçamento, tem as despesas obrigatórias, já estão subindo. Isso é uma questão de matemática, nem preciso responder para você, isso é matemática", declarou a um repórter, segundo o G1. O teto de gastos foi proposto pela equipe econômica do ex-presidente Michel Temer e limita o aumento das despesas do governo. Pela regra, em um ano, o percentual não pode ultrapassar o índice de inflação registrado em um período de 12 meses. Reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" afirma que a Casa Civil e militares defendem a mudança diante da margem curta para investimentos no orçamento.