O governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também atua como coordenador do Fórum de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), rebateu a cobrança feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre a responsabilidade dos governadores no aumento preço dos combustíveis. Para o petista, a proposta de Lira não resolve o problema e não tem base técnica. Na tarde deste domingo (16), o deputado citou Dias ao dizer que os chefes dos estados miram as eleições ao exigir do Congresso uma solução para as altas.

"A Câmara tratou do projeto de lei que mitigava os efeitos dos aumentos dos combustíveis. Enviado para o Senado, virou patinho feio e 'Geni' da turma do mercado”, escreveu Lira no Twitter. "Diziam que era intervencionista e eleitoreira. Agora, no início de um ano eleitoral, governadores, com Wellington Dias à frente, cobram soluções do Congresso. Com os cofres dos Estados abarrotados de tanta arrecadação e mirando em outubro, decidiram que é hora de reduzir o preço", completou.

O governador afirmou que o projeto aprovado na Câmara foi feito "sem qualquer diálogo ou base técnica". Segundo ele, foram seis reajustes desde o início do congelamento do ICMS, determinado em novembro. Na sexta-feira (14), os governadores anunciaram o descongelamento do ICMS a partir de fevereiro. A Petrobras reajustou o preço da gasolina e do diesel no último dia 11.

"A proposta, sem qualquer diálogo ou base técnica, e apresentada, não resolve e ainda causa desequilíbrio a Estados e municípios. Basta examinar o tamanho do lucro da Petrobras para saber quem está ganhando nesta falta de entendimento", afirmou Dias, que é coordenador do Fórum Nacional de Governadores. A informação foi divulgada pelo Poder360.