i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Decano da Corte

Celso de Mello decide antecipar aposentadoria no STF para 13 de outubro

  • Brasília
  • 25/09/2020 16:52
  • Atualizado em 25/09/2020 às 20:17
Celso de Mello, ministro do STF, vai se aposentar antes da data final.
Celso de Mello, ministro do STF, vai se aposentar antes da data final.| Foto: STF

O ministro Celso de Mello, o mais antigo em atividade no Supremo Tribunal Federal, decidiu adiantar sua aposentadoria da Corte. Ele entregou nesta sexta-feira (25) um pedido formal para deixar o STF em 13 de outubro, pouco mais de duas semanas antes de completar 75 anos e ter de se aposentar de forma compulsória, em 1º de novembro.

Segundo integrantes do STF, Celso de Mello vai adiantar sua aposentadoria para dedicar-se a seus problemas de saúde. O próprio ministro confirmou isso ao jornal O Estado de São Paulo. Ele voltou de licença médica nesta sexta e, recentemente, se submeteu a uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. O ministro tem dificuldades de locomoção.

Além disso, a pessoas próximas, o decano tem se queixado de cansaço após dedicar-se a investigações consideradas sensíveis, como o inquérito que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, conforme denúncia feita pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

O ministro, conhecido pelos colegas do tribunal como "bússola" e "farol", tamanha a admiração por sua opinião jurídica, foi indicado ao STF pelo ex-presidente José Sarney, em 1989. Celso de Mello presidiu o STF entre 1997 a 1999.

Após a confirmação de que ele pediu para antecipar a aposentadoria, Celso de Mello divulgou um comunicado por meio da assessoria de imprensa: “O Supremo Tribunal Federal , responsável pelo equilíbrio institucional entre os Poderes do Estado e detentor do 'monopólio da última palavra' em matéria de interpretação constitucional , continuará a enfrentar (e a superar), com absoluta independência, os grandes desafios com que esta Nação tem sido confrontada ao longo de seu itinerário histórico!

Tenho absoluta convicção de que os magistrados que integram a Suprema Corte do Brasil, por mais procelosos e difíceis que sejam (ou que possam vir a ser) os tempos (e os ventos) que virão, estão, todos eles, à altura das melhores tradições históricas do Supremo Tribunal Federal na proteção da institucionalidade, no amparo das liberdades fundamentais, na preservação da ordem democrática, na neutralização do abuso de poder e, como seu mais expressivo guardião, no respeito e na defesa indeclináveis da supremacia da Constituição e das leis da República ! Sem que haja juízes íntegros e independentes, jamais haverá cidadãos livres.”

Quem será o substituto de Celso de Mello na Corte

O anúncio da aposentadoria antecipada deve acelerar o processo de escolha de um novo ministro para a Suprema Corte, tarefa que cabe ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e posterior aval do Senado Federal.

Hoje, o favorito para a cadeira do decano Celso de Mello é o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira. Mas há outros nomes ventilados nos bastidores, como o do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

Inquérito que investiga Bolsonaro causou desgaste a Celso de Mello

No dia 27 de abril deste ano, já em meio à pandemia de coronavírus, o ministro Celso de Mello autorizou a abertura de inquérito no STF a pedido da Procuradoria-Geral da República para apurar uma suposta interferência de Jair Bolsonaro na PF. A denúncia havia sido feita três dias antes pelo ministro demissionário Sergio Moro.

De lá para cá, a investigação causou bastante desgaste ao decano da Suprema Corte. Celso de Mello determinou que ministros militares do governo, como Augusto Heleno (GSI) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), prestassem depoimento e "debaixo de vara" se fosse necessário. O uso da expressão, que é sinônimo de condução coercitiva, causou desconforto no Planalto e nas Forças Armadas.

O decano também determinou que o vídeo da polêmica reunião ministerial do dia 22 de abril, que, segundo Moro, demonstraria a suposta interferência de Bolsonaro, fosse divulgado publicamente, a contragosto do governo. As imagens causaram desgaste a ministros palacianos, como o da Educação, Abraham Weintraub, que chamou os ministros do STF de "vagabundos".

A última decisão do decano antes da licença médica foi justamente nesse inquérito. Ele rejeitou pedido da Advocacia-Geral da União para que o presidente Bolsonaro prestasse depoimento por escrito e não presencialmente. O ministro Marco Aurélio, atendendo a recurso impetrado pela AGU, decidiu suspender o depoimento por enquanto e remeter o caso para análise do plenário. No próximo dia 2 de outubro, o plenário virtual do STF vai começar a analisar a possibilidade ou não do presidente prestar depoimento por escrito.

Substituto do decano vai herdar o 5º maior acervo processual do STF

Pelo regimento interno do STF, o substituto de Celso de Mello herdará todos os processos que hoje estão sob os cuidados do decano da Corte. De acordo com informações da Corte, o substituto de Celso herdará 2,2 mil processos. É o quinto maior acervo processual entre os ministros do Supremo. Apenas a presidência do STF, e os ministros Marco Aurélio Mello, Edson Fachin e Rosa Weber têm mais processos que o decano.

No caso específico da investigação sobre a interferências na PF, a expectativa é que o presidente da Corte, Luiz Fux, sorteie um ministro substituto que ficaria responsável pelo deferimento ou não de medidas cautelares sobre o caso. Isso é para evitar que o futuro indicado de Bolsonaro para a Corte assuma um processo em que o chefe do Executivo figura como investigado.

A aposentadoria de Celso de Mello também afetará o julgamento da ação que trata da parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. O caso está em análise na Segunda Turma do STF, composta por Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Fachin e Cármen são votos contrário à tese de que Moro foi parcial na análise das ações penais envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Lewandowski e Gilmar já indicaram em votos de outros julgamentos que vão considerar Moro parcial.

Dessa forma, o voto de minerva caberia à Celso de Mello, o quinto membro da Segunda Turma. Há a expectativa ainda de que ele participe desse julgamento, mas dependerá do ministro Gilmar Mendes, o responsável por pautar o caso na Segunda Turma.

A trajetória de Celso de Mello

Celso de Mello é natural de Tatuí, cidade do interior de São Paulo. Ele se formou pela Universidade de São Paulo (USP) em 1969, foi membro do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e chegou ao Supremo em 1989 indicado pelo ex-presidente José Sarney. Neste período, Celso assumiu a presidência do STF em 1997, aos 51 anos de idade. Na época, foi o presidente mais novo do tribunal.

Durante sua passagem pelo STF, Celso notabilizou-se por liderar a chamada “ala garantista” da Corte, que entende ser necessário um volume maior de provas para ratificar uma condenação de instâncias inferiores. Apesar disso, nos últimos dois anos, Celso teve uma ligeira mudança de perfil e passou a defender de forma mais enfática pautas relacionadas ao combate à corrupção, como a Operação Lava Jato.

71 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 71 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 0 minutos

    Magnífica decisão. Muito me alegra. E eu estaria mais alegre ainda se já tivesse se retirado há décadas atrás.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mendonça

    ± 6 horas

    Fugindo porque não tem base jurídica para relatar as asneiras que criou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 6 horas

    Vi em outra notícia que o ministro sai magoado porque Marco Aurélio mudou a decisão dele sobre o depoimento de Bolsonaro. O povo também tem mágoa dele que votou com os marginais. Quando Lula foi levado coercitivamente a depor, eles mudaram o entendimento. Já para seus adversários políticos, ele manda depor abaixo de vara. Celso e outros dez são militantes políticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 11 horas

    Ficará na história por militar politicamente, e vazar uma reunião de estado visando jogar M no ventilador. Não fará falta ao Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 13 horas

    Faço votos que curta sua aposentadoria, seja...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Palma

    ± 21 horas

    É muito sem vergonha! Antecipou aposentadoria, para ter benefícios de não pagar IR. Esse já vai tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 21 horas

    A única coisa de boa neste senhor é que ele guardou a cadeira para Bolsonaro indicar um sucessor para a vaga, agora pode ir pra ***!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    ORLINS MATOS DE SOUZA

    ± 21 horas

    Um bandido a menos! Restam 10

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BANESTADO

    ± 22 horas

    Já vai Tarde SEU CANALHA! Como Castigo NÃO IRÁ APROVEITAR NADA SUA APOSENTADORIA, SEU GAGÁ! Fominha, Não consegue nem andar e fica PREJUDICANDO QUEM QUER CONCERTAR O PAÍS, que Você ajudou a AFUNDAR COM NÃO PUNIÇÕES AOS CORRUPTOS DO PT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 22 horas

    Veio xarope.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 22 horas

    Não está inválido, mas coloca fogo no STF, aliás, colocando o Presidente na reta para nomear o futuro substituto como Ministro do Supremo. Indica o Dr. Moro, caro Presidente, aí o bicho vai pegar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Cético

      ± 22 horas

      Teria que ter muita coragem moral para isso. Muita coragem e muita moral.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LuizMG

      ± 22 horas

      Boa ideia. Seria como soltar o bode na sala. Um golpe de mestre. Acertaria no coração de Gilmar e Cia. Pena que ele não fará isso. Mas deveria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Cesar Martins Santos

    ± 23 horas

    Não vai fazer falta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    ± 23 horas

    Espero que nestas duas semanas ele não incendeie as instituições

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo Ruggiero

    ± 23 horas

    Essa deveria ser a ação de grande parte da corte STF, pedir para sair! Já que estão atuando politicamente de forma a conspurcar toda a corte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Antonio da Cunha

    ± 23 horas

    Porque será que não sentirei saudades? Sentiria, se levasse consigo um certo Alexandre de Moraes. Como diz meu neto: "Demorô!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 23 horas

    tras=te, não vai fazer falta nenhuma, o grande defensor dos políticos corruptos, dos mega empresários corruptores, vai tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELI MORENO

    ± 24 horas

    Que alívio!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GRU

    ± 24 horas

    Vai com Deus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 24 horas

    Infelizmente existem pessoas que jamais deixam saudade pela sua trajetória profissional e Celso de Mello faz parte desta imensa galeria liderada pelo nada saudoso Lula, Dilma, José Dirceu e a sua quadrilha...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 24 horas

    Uma quantidade enorme de pessoas aqui nos comentários parece não saber que ele foi indicado por Sarney em 1989, não pelo PT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Gab

    ± 24 horas

    A reportagem pecou por não informar que o o ministro não tem nada de "farol" ou "bússola" e sim, que é um grande oportunista, já que além dos milhões que recebeu nas décadas em que ficou algumas horas por semana no STF sendo prolixo ao ler as pautas redigidas por dezenas de assessores; a real razão do pedido de aposentaria antecipado é que, ao fazê-lo na vigência da licença médica, ele ficará isento de recolher imposto de renda sobre a aposentadoria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 24 horas

    Celso de Mello um filho da petulância, da prepotência e de suas limitações intelectuais. Confundiu inteligência com capacidade de leitura, honra com seus próprios princípios e seus princípios com base em sua amoralidade. Vai deixar um lugar no qual nunca deveria ter tido acesso, como tantos outros militantes de esquerda junto ao STF, todos criados e formados na doutrinação ideológica marxista nas escolas de Direito. Hoje percebemos o mal que o MEC fez a várias gerações, desde quando os marginais banidos e extraditados voltaram ao país por conta da Lei de Anistia. Já vai tarde, muito tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 24 horas

      Confundiu recorda e cola com inteligência...... Kkkk o bicho adora citar autores que não fazem nenhuma logica com a nossa realidade...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    ± 24 horas

    Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Espero que tenho sucesso no tratamento médico. Quanto ao desgaste no processo do PR, ele foi criado por incompetência de V.Exa., já observada pelo responsável por sua indicação ao STF. Saúde e boa aposentadoria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jailson

    ± 24 horas

    Vai tarde. Jogou a toalha aos 45 do segundo tempo. Deveria ter "largado o osso" bem antes. Não fará falta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 1 dias

    FIM DE CARGO VITALÍCIO URGENTE . PRAZO DE 5 E NO MÁXIMO 10 ANOS. FORA ISSO JÁ DEU NÉ. E TER PELO MENOS PARA ASSUMIR TER SIDO JUIZ. NÉ TOFOLI , NÉ GILMA , NÉ ALEXANDRE...CHEGA DE SEREM SUPREMOS TAMBÉM NO CARGO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 1 dias

    Ferrando o povo até o último minuto, vai antecipar para sair por invalidez e não ter desconto no imposto de renda. Esse aí foi a cara da cf88... Uma tragédia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    anderson

    ± 1 dias

    Vai tarde!! Saulo Ramos definiu bem o ministro com a famosa frase que todos conhecemos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 1 dias

    Vamos ver quem será o terrivelmente ****** apontado pelo Bozo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Momento Fletor

      ± 24 horas

      Deverá ser alguém como ele, terrivelmente ******!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    ± 1 dias

    Vai tarde. Um lixo a menos nessa instituição aparelhada pelos vermelhos anti-patrioticos. Deveriam ser trocados todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 1 dias

    La vai o Juiz M***. Segundo Saulo Ramos. Já muiiito tarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliane Balbino

    ± 1 dias

    Já vai muito tarde!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 1 dias

    Não dá pra antecipar mais um pouco, não? Pra próxima segunda-feira?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 1 dias

    grande defensor dos políticos e empresários corruptos! vai tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUY

    ± 1 dias

    "Bússola" ? "Farol" ? Verdade ...?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos O.

    ± 1 dias

    Demorou!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 1 dias

    vai tarde esse traste, se não fosse a miserável da pec da bengala já teria saído 5 anos antes, xô traste!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      FB

      ± 1 dias

      Se não fosse a PEC da Bengala, a Dilma iria indicar o juiz. Você queria mais um juiz indicado por Dilma Rousseff, é isso? Isso mesmo? Você queria mais um militante PETISTA sem qualquer notável saber jurídico na corte?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    Vai se aposentar por problemas de saúde E FICAR ISENTO DO IMPOSTO DE RENDA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Neto

    ± 1 dias

    Sinceramente? Acho que a famosa PEC DA BENGALA se tornou um remédio com contra-indicações gravíssimas para a saúde do paciente e de todos que o rodeiam. Que tal voltar atrás e avançar, acabando com a vitaliciedade, estabelecendo 8 anos de mandato, como é na França, Itália e Espanha? Seria melhor para a saúde de todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisca

    ± 1 dias

    É mesmo o pavão de Tatuí; vai sair dias antes para escapar de ser expulso pela lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio de Lima Rodrigues

    ± 1 dias

    Um petralha a menos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      FB

      ± 1 dias

      Foi indicado por Sarney, expoente do Centrão, agora aliados de Jair Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 1 dias

    Antes tarde do que nunca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mello

    ± 1 dias

    Esse já dá sinais de grave comprometimento cognitivo. Confundiu o Dilmo com Hitler. Já vai tarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 1 dias

    já foi tarde "juiz de *****" como já foi chamado pelo padrinho da indicação ao stf , o fedor já vai diminuir mas tem muito a limpar ainda neste esgoto dos infernos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose

    ± 1 dias

    Tchau querido...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 1 dias

    Não deveria nem ter voltado da licença médica! Já vai tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ PINHEIRO

    ± 1 dias

    Vai embora assim, tipo booosssttaaaa n´agua?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João

    ± 1 dias

    Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio

    ± 1 dias

    Já vai tarde. Não deixará saudades. Apenas a certeza de que o ex-ministro Saulo Ramos estava com toda a razão quando definiu o - então - novo integrante desse lastimavel STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 1 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 1 dias

    Tchau querido

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 1 dias

    Uma pena a lembrança de um ex ministro ser uma lembrança de ações voltadas a militância de uma Esquerda Corrupta. Esse que se aposenta trabalhou incansavelmente para não deixar o novo governo governar, para salvar corruptos, esse último demonstra a falta de princípios e valores para estar na suprema corte. Que o novo ministro seja o oposto do que se aposenta... Fico muito triste em escrever essas palavras. Ter uma corte militante é muito triste. Meu desejo era elogiar Celso de Melo, mas não vi qualidades no mesmo nos últimos 4 anos que o acompanho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Darci Grava

    ± 1 dias

    Esqueceram de dizer que antecipar a aposentadoria por motivo de saúde fará com que o IR do beneficio nao seja descontado. Realmente é um farol...da privilegiatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    ± 1 dias

    Vai tarde Lixo Sem-vergonha!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 1 dias

    Demorou

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 1 dias

    Bússola ou biruta? Tchauuuuuuuuu

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 1 dias

    Bússola e farol só se for para a turminha dele do naípe de Gilmar e quejandos. Um juiz alcunhado de juiz de m...rda por quem o indicou ao Sarney que por sua vez o indicou para o STF convenhamos não é propriamente um elogio. Depois veio publicando asneira sobre genocídio e outras fantasias imaginárias se mostrando não um sujeito "das leis" e sim um medíocre militante. Já vai tarde. Menos uma nulidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elbio Pellenz

    ± 1 dias

    Logo após a sua nomeação um sagaz jurista brasileiro e não por acaso Ministro da justiça de Sarney, classificou isso que agora chamam de bússola e farol de um juiz de ***** em sua autobiografia (Saulo Ramos)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    ± 1 dias

    PUM...RRAAAA...PUM.....PPPRRRAAAA......TCHAAAAAAAAAAAAA.....PUM

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MIGUEL VALERIANO DA CRUZ MORAES

    ± 1 dias

    Se esse Sr é a bússola do STF, então dá para entender onde o STF chegou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Maia

    ± 1 dias

    E quem entrará no lugar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kristian

    ± 1 dias

    Vai tarde....esperamos por uma intervenção divina para que GM, DT, AM tambem antecipem suas saídas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VERONICA AGUIAR DA SILVA SUDO

    ± 1 dias

    Vai com Deus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]