Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os favoritos ao comando da Câmara.| Foto: Agência Câmara
Ouça este conteúdo

Às vésperas da eleição para as presidências da Câmara, os dois principais candidatos ao comando da Casa tiveram um dia tranquilo neste domingo (31). Um dos favoritos na disputa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e apoiado pelo Palácio do Planalto, passou a tarde em um churrasco, no Lago Sul, área nobre da capital federal, e à noite participou de um jantar com canto de louvor do deputado Pastor Isidório (Avante-BA).

CARREGANDO :)

Já seu principal opositor, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), passou o fim de semana em ligações e encontros com congressistas em busca de votos. No domingo à noite, ele participou de jantar com a bancada feminina da Câmara dos Deputados e deu entrevista a um canal fechado de notícias. Lira participou da mesma entrevista.

A eleição para a presidência da Câmara acontece nesta segunda-feira (1º), a partir das 19 horas. Os partidos têm até ao meio-dia para protocolarem seus apoios. Às 14h, terá início da reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade.

Publicidade

Às 17h, termina o prazo para registro das candidaturas. Terminado esse prazo, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. Até agora, nove deputados lançaram candidatura à presidência, sendo dois de blocos partidários, dois de partidos políticos e o restante avulso.

De acordo com o regimento interno da Câmara, a eleição ocorre em votação secreta e por sistema eletrônico. As urnas já foram espalhadas pela Casa para evitar aglomerações. Vence o candidato que tiver a maioria absoluta de votos (metade mais um) no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.

O domingo dos candidatos

O deputado Arthur Lira, favorito ao comando da Casa, foi convidado a passar a tarde de sol e calor deste domingo em um churrasco, no Lago Sul. A festa foi organizada pelo PL, partido comandado por Valdemar da Costa Neto. O encontro serviu para o partido aparar as últimas arestas da campanha e para dar apoio ao deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que deve ter um espaço na Mesa Diretora, dependendo da formação dos blocos. Ramos é vice na chapa de Lira.

Circulou no evento uma tabela atribuída à campanha de Lira, que aponta que ele teria 217 votos, enquanto seu adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), teria apenas 125.

Já à noite, Lira participou de um jantar, em Brasília, com direito a canto de louvor do deputado Pastor Isidório (Avante-BA), conhecido por sempre carregar consigo uma Bíblia e soltar a voz pelos corredores do Congresso.

Publicidade

Em vídeo divulgado em redes sociais, os parlamentares cantam versos da música "Faz um Milagre em Mim", de Regis Danese, com o famoso refrão "Entra na minha casa, entra na minha vida". Luiz Miranda (DEM-DF), Coronel Chrisóstomos (PSL-RO), Fred Costa (Patriotas-MG), entre outros, fazem coro com o Pastor na festa.

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) também aparece no vídeo. Lira prometeu a ela a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) neste ano. A instalação do colegiado, que compete ao presidente do Senado, deve ser uma das prioridades do candidato caso ele seja eleito.

O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que foi preso ao ser flagrado colocando dinheiro nas meias, também estava presente no jantar.

Já Baleia Rossi teve um dia um pouco menos agitado. Ele passou o domingo em ligações e encontros com congressistas em busca de votos. À tarde, usou as suas redes sociais para afirma que "vai ganhar a eleição" e retomar o debate sobre o auxílio emergencial com "urgência e cuidado fiscal".

"A #Vacinaparatodos ainda não é uma realidade. O final do #AuxilioEmergencial é. São 27 milhões de brasileiros na extrema pobreza. A Câmara independente agiu quando foi preciso. Não vai faltar agora", escreveu o deputado, que é apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, e vem baseando sua campanha em uma gestão independente do Planalto.

Publicidade

À noite, Rossi participou de jantar com a bancada feminina da Câmara Organizado com a ajuda de Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o evento tem como mote "mulheres que acreditam na Câmara livre e na democracia viva". A expectativa na campanha de Baleia é contar com o apoio de 59 das 76 colegas dele na Casa.

DEM decide liberar bancada

Ainda neste domingo (31), o DEM liberou o voto da sua bancada na eleição para presidente da Câmara. Com isso, os deputados da sigla vão poder votar no candidato de sua preferência. A decisão foi tomada de forma unânime, pela executiva do partido, após reunião na noite deste domingo;

O encontro da sigla foi convocado pelo presidente nacional do partido, ACM Neto. A decisão representa uma derrota para o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e para o seu candidato, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que contava com o apoio do DEM.

O partido chegou a anunciar apoio à candidatura de Rossi, mas, no decorrer da campanha, diversos nomes ligados à sigla passaram a apoiar o candidato governista Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão. Com o partido rachado, a executiva da sigla decidiu liberar sua bancada para votar como achar melhor, o que favorece Lira.

Faixas destruídas

No sábado (30), faixas da campanha do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados colocadas em frente ao Congresso Nacional amanheceram destruídas. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou a atitude de "fascismo".

Publicidade

"Destruíram as faixas de apoio ao @Baleia_Rossi na Esplanada dos Ministérios. Isso tem nome: fascismo. E é contra esse tipo de atitude e de gente que estamos unidos. Se os bolsonaristas estão tão confiantes com a vitória do candidato do Bolsonaro, por que agem assim?" escreveu Maia em seu perfil oficial no Twitter.

A assessoria de Baleia Rossi informou que vai prestar queixa formal sobre o ocorrido e também pedir imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os envolvidos.

A Esplanada foi adornada com materiais de campanhas dos candidatos que disputam a presidência da Câmara ao longo desta semana. Além dos cartazes, também há caminhões com a divulgação dos deputados. Baleia também tem divulgação em pontos de ônibus de Brasília e fez ação de publicidade no aeroporto da cidade. Seu adversário, Arthur Lira distribuiu cartazes pelos arredores do Parlamento.