• Carregando...
Coletiva deste sábado, 20 de março, do Ministério da Saúde.
Coletiva deste sábado, 20 de março, do Ministério da Saúde.| Foto: Ministério da Saúde

Qualquer brasileiro que apresentar sintomas de síndrome respiratória como tosse, falta de ar e febre passa a ser considerado pelo Ministério da Saúde como um caso suspeito de contaminação pelo coronavírus. O secretário executivo do Ministério, João Gabbardo, informou, em entrevista coletiva neste sábado (21), que com o estágio de contaminação comunitária atingido pelo Brasil, o país deixa de registrar os casos suspeitos, e passa a contabilizar, apenas, casos confirmados e óbitos, a exemplo da forma como divulga a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Não existe mais caso suspeito, qualquer brasileiro que apresentar síndrome gripal é um caso suspeito. Não existe mais a relação de viagem ao exterior, a outros estados, ou contato com um caso confirmado. Então, assim como OMS faz, apresentaremos os casos confirmados e os óbitos”, disse Gabbardo, na abertura da coletiva.

O Ministério da Saúde mostrou que, apesar de o Sudeste concentrar mais da metade dos casos do país (56,9% - 642 casos) o coronavírus já circula por 26 dos 27 estados brasileiros. Apenas Roraima ainda não tem nenhum caso confirmado. Por volta das 20h, no entanto, o governo de Roraima confirmou os dois primeiros casos no estado. Os estados mais críticos são São Paulo, com 459 casos e 15 óbitos, Rio de Janeiro, com 119 casos e três mortes e Distrito Federal, com 100 casos.

O ministério informou, ainda, haver 30 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) apenas no estado de São Paulo e comprometeu-se a passar a apresentar os números de pessoas internadas e em UTIs nos próximos boletins.

Assista aqui à coletiva do Ministério da Saúde

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]