• Carregando...
Reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
Reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar| Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu abrir, nesta quarta-feira (30), novos processos contra sete deputados federais por desentendimentos, racismo ou transfobia. Os deputados que podem ser processados, caso o colegiado aprove as representações, são Marcon (PT-RS), Glauber Braga (Psol-RJ), Abilio Brunini (PL-MT), André Fernandes (PL-CE), Ricardo Salles (PL-SP), Zucco (Republicanos-RS) e Sâmia Bomfim (Psol-SP).

Na reunião desta terça, o presidente do conselho, Leur Lomanto Júnior (União-BA) designou o relator de cada processo. O colegiado também arquivou alguns processos como o do José Medeiros (PL-MT), acusado de intimidar a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) durante sessão que comemorava o Dia da Mulheres e de agredir o deputado Miguel Ângelo (PT-MG), que defendeu Gleisi.

Em sua defesa, Medeiros afirmou que as imagens anexadas pelo PT no processo não contêm agressão e que, se pisou no pé do deputado Miguel Ângelo, pede desculpas, pois não foi sua intenção. O relator do processo, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), inicialmente recomendou a continuidade do processo, mas nesta quarta-feira mudou o voto, considerando os fatos irrelevantes.

Entre os sete pedidos de processos, três foram apresentados pelo PL, um pelo PT e outros três pelo PSOL. Uma das representações do PSOL foi contra o deputado Abilio Brunini (PL-MT).Ele é acusado de transfobia contra a deputada Erika Hilton (Psol-SP) em reunião da CPMI do 8 de Janeiro. O presidente da CPMI, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), pediu que as filmagens fossem enviadas à polícia legislativa para apuração.

Uma das representações do PL, foi apresentada contra o deputado Marcon (PT-RS), por desentendimentos com Eduardo Bolsonaro em reunião da Comissão de Trabalho a respeito da facada desferida contra o ex-presidente Bolsonaro.

Até o momento, todos os processos analisados no Conselho de Ética, durante este ano, estão sendo arquivados. Caso o colegiado aprove uma das representações, o deputado processado corre o risco de ser cassado e perde o mandato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]