• Carregando...

#184 - Governo tenta conter os estragos previstos na economia do país com a pandemia do coronavírus, mas bancos já falam até em PIB negativo para 2020

***1) A entrevista coletiva de Jair Bolsonaro e de vários ministros, na última quarta-feira (18), marcou uma mudança de postura do próprio presidente em relação ao avanço do coronavírus pelo país. Algums medidas anunciadas por ministros, entre eles Paulo Guedes, da Economia, deram o tom da gravidade do assunto.

A preocupação não é à toa. A tendência é de que, em 2020, a economia brasileira ainda não "decole", como espera o ministro Paulo Guedes. O Executivo sabe disso: a disseminação do novo coronavírus fez o governo baixar a expectativa de crescimento do PIB brasileiro de 2,4% para 2,1%. E mesmo essa revisão não parece ter sido suficiente para refletir os efeitos da doença sobre o país.

O setor privado já prevê ainda menos. Em pouco mais de um mês, a projeção mediana dos economistas consultados pelo boletim Focus, do Banco Central, caiu da casa de 2,3% para 1,68%. Algumas casas preveem resultados ainda piores. O banco JPMorgan, que projetava alta de 1,6%, agora prevê retração de 1% no PIB, com "profunda recessão" no primeiro semestre. E a estimativa do Goldman Sachs passou de 1,5% positivo para 0,9% negativo.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor de Economia da Gazeta do Povo, Fernando Jasper, analisa as medidas anunciadas pelo governo para tentar conter a crise e fala das repercussões políticas do coronavírus.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]