# Pedido da PF para investigar Dias Toffoli reforçou a mobilização de alguns senadores que tentam resgatar a proposta de uma CPI da Lava Toga
***) Você se lembra da proposta de criação da CPI da Lava Toga? Pois é, a abertura desta Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis irregularidades no Poder Judiciário foi feita em 2019.
Ela chegou a ter 27 assinaturas de senadores, exigidas para a abertura de uma CPI. A ideia, no entanto, foi engavetada, após enfrentar muita resistência.
Caso Toffoli e a CPI da Lava Toga
Um fato novo, no entanto, está reavivando esse desejo de criação da CPI da Lava Toga no Senado: o pedido da Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o ministro Dias Toffoli. A suspeita, baseada em declarações do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é de venda de decisões judiciais.
O fato, então, reforçou a mobilização de alguns senadores que tentam resgatar a proposta da Comissão de Inquérito.
Para explicar todo esse assunto, o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o Leonardo Desideri, repórter da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo.
De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
-
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
-
Fim da “lua de mel” com o governo: recados do STF seriam criminalizados se ditos por bolsonaristas
-
A artimanha estatizante da Petrobras
-
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
Lira apressa agenda verde para COP-28 e abre brecha para “jabutis” e lobby de setores
Quem preserva de fato a Amazônia é a atividade privada, não o Estado ou as ONGs ambientalistas
Primeira parceria público-privada da história de SC pode consolidar série de desestatização