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Lula e Bolsonaro
O petista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil; Isac Nóbrega/PR

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o segundo turno das eleições de 2022 nos possíveis cenários apresentados pelo levantamento. Lula tem 59% das intenções de voto, contra 30% do presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 57% da preferência na disputa com o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que conseguiu 31%. O atual chefe do Executivo também perderia em um eventual segundo turno contra Moro, Doria, e Ciro Gomes (PDT).

2º turno entre Lula e Bolsonaro

Lula (PT): 59%
Bolsonaro (PL): 30% 
Em branco/nulo/nenhum: 10% 
Não sabe: 1%

2º turno entre Lula e Moro

Lula (PT): 57%
Sergio Moro (Podemos): 31%
Em branco/nulo/nenhum: 12%
Não sabe: 1%

2º turno entre Lula e João Doria

Lula (PT): 60% 
Doria (PSDB): 20%
Em branco/nulo/nenhum: 19% 
Não sabe: 1%

2º turno entre Lula e Ciro

Lula (PT): 56% 
Ciro (PDT): 26% 
Em branco/nulo/nenhum: 16% 
Não sabe: 1%

2º turno entre Bolsonaro e Moro

Moro (Podemos): 48%
Bolsonaro (PL): 30%
Em branco/nulo/nenhum: 21%
Não sabe: 1%

2º turno entre Bolsonaro e Ciro

Ciro (PDT): 53% 
Bolsonaro (PL): 32%
Em branco/nulo/nenhum: 14% 
Não sabe: 1%

2º turno entre Bolsonaro e Doria

Doria (PSDB): 46% 
Bolsonaro (PL): 34% 
Em branco/nulo/nenhum: 19% 
Não sabe: 1%

Metodologia

O Datafolha entrevistou 3.666 eleitores com 16 anos ou mais, entre 13 e 16 de dezembro, em 191 municípios brasileiros. As entrevistas foram presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais?

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais. Saiba mais aqui.

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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