| Foto: Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Mais do que apenas escolher um nome competitivo para as eleições de 2022, fazer alianças com partidos fortes é essencial para as siglas que têm intenções de disputar a Presidência e outros cargos eletivos majoritários no ano que vem. Mas quais são as legendas com mais capilaridade no Brasil?

CARREGANDO :)

Em número de filiados, por exemplo, os maiores partidos são MDB, PT, PSDB e PDT. Quando se considera a participação no Senado, os mais fortes são MDB, PSD e Podemos; na Câmara, há mais deputados do PSL, PT, PL e PP. Quanto às prefeituras e legislativos municipais, as siglas que têm maior representatividade são MDB, PP, PSD e PSDB.

Para chegar a esses rankings, a Gazeta do Povo reuniu dados sobre filiações partidárias, número de congressistas e resultados das eleições de 2020 (veja no fim da matéria mais detalhes sobre os dados). Confira a seguir quais são os partidos com mais capilaridade nas cinco regiões do país.

Publicidade

Obs.: O levantamento não levou em consideração a fusão do PSL e do DEM para formar o União Brasil, partido que ainda não foi formalizado pela Justiça Eleitoral. Quando isso ocorrer, parlamentares das duas siglas poderão migrar para outras legendas. Por isso, neste momento, não é possível saber o tamanho que o novo partido terá no Congresso.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Região Sudeste

  • 62,5 milhões de eleitores (42,6% do eleitorado)
  • 6 milhões de eleitores filiados a algum partido

Os partidos ligados à direita e ao centro-liberal tiveram mais sucesso nas últimas eleições no Sudeste. Em São Paulo, o PSDB, que desde 1995 comanda o governo do estado, é a principal força partidária. Considerando a Região Sudeste, os tucanos elegeram mais de 260 prefeitos e mais de 2 mil vereadores. No Congresso, a sigla tem 14 deputados e dois senadores. O número de filiados é de 551 mil, o terceiro maior da região. Além do PSDB, MDB, DEM, PSD e PP, de centro, são as siglas que melhor se saíram nas eleições do Sudeste em 2020.

Na direita, quem se sobressai é o PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro. A sigla tem três representantes no Senado pela região e está entre os 10 partidos que mais elegeram prefeitos e vereadores nas eleições municipais de 2020.

Publicidade

Já o PSL soma 28 deputados nos quatro estados (RJ, MG, SP e ES). Contudo, considerando as eleições municipais, o PSL ainda tem pouca capilaridade em relação aos demais, tendo vencido em apenas 27 cidades.

Da mesma forma, o PT, que tem mais de 670 mil filiados e 17 deputados na Câmara Federal, não obteve resultados expressivos nas prefeituras em 2020: elegeu apenas 33 mandatários municipais.

Região Sul

  • 21,6 milhões de eleitores (14,7% do eleitorado)
  • 3,1 milhões de eleitores filiados a algum partido

Assim como no Sudeste, partidos de direita e centro parecem ter mais apelo entre os eleitores do Sul.

Publicidade

O MDB, além de ter o maior número de filiados na região, elegeu mais de 250 prefeitos em 2020. Também tem um representante no Senado e nove na Câmara dos Deputados – só perdendo em número de deputados para o PSL, que tem 11. O PP e o PSD, que no Sul estão mais próximos da direita, também são forças políticas importantes. Além disso, políticos da direita governam o Paraná e Santa Catarina, enquanto que o governador do Rio Grande do Sul representa uma força do centro.

Na esquerda, PT e PDT tiveram resultados melhores do que no Sudeste. O partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem nove deputados na Câmara e um no Senado, e elegeu cerca de 40 prefeitos e mais de 600 vereadores. O PDT, cujo fundador foi o gaúcho Leonel Brizola, se saiu ainda melhor, com a eleição de 85 prefeitos e mais de 900 vereadores. Em número de filiados, o PDT é o terceiro maior partido da região, atrás de MDB e PP.

Região Nordeste

  • 39,3 milhões de eleitores (26,8% do eleitorado)
  • 3,9 milhões filiados a algum partido
Publicidade

Segunda região com maior número de eleitores no país, o Nordeste é conhecido por ser um reduto da esquerda. Nas eleições de 2018, Fernando Haddad, do PT, venceu no Nordeste com quase 70% dos votos, sendo a única região em que o PT conquistou a maioria dos votos naquele ano.

A sigla governa quatro dos nove estados: Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Os demais também são comandados por nomes e partidos alinhados à esquerda nesta região. Além disso, o PT tem o maior número de filiados no Nordeste: 400 mil.

Mas outras forças políticas também são bastante relevantes na região: MDB, PP e PSD. O PP, partido que no Nordeste se divide entre apoios a Bolsonaro e à esquerda, dependendo da conjuntura local, elegeu o maior número de prefeitos e vereadores em 2020.

Região Centro-Oeste

  • 10,8 milhões de eleitores (7,4% do eleitorado)
  • 1,5 milhão de eleitores filiados a algum partido
Publicidade

Os partidos de centro são os que tiveram melhores resultados eleitorais em 2018 e 2020 no Centro-Oeste do país. O Democratas (DEM), por exemplo, elegeu dois governadores, em Goiás e Mato Grosso, e fez parte da chapa vencedora em Mato Grosso do Sul, como vice. Também foi o partido que, em 2020, elegeu o maior número de prefeitos e vereadores e conta com mais de 130 mil filiados.

PSDB, MDB, PP e PSD também tiveram resultados expressivos nas urnas nas últimas eleições.

Região Norte

  • 11 milhões de eleitores (7,9% do eleitorado)
  • 1,45 milhão de eleitores filiados a algum partido

O partido com mais capilaridade na Região Norte é o MDB. Ele possui o maior número de filiados, de senadores e deputados federais no Congresso e de prefeitos e vereadores eleitos em 2020 (confira os dados abaixo).

Publicidade

Nas eleições de 2018, colocou o candidato da sigla Helder Barbalho no comando do governo do Pará e também fez parte das coligações que ajudaram a eleger o governador do Amapá, Waldez Goés, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP).

PSD e DEM também são partidos fortes, que se destacam no número de prefeitos e vereadores eleitos no ano passado, bem como na presença no Senado e na Câmara dos Deputados.

Para esta matéria, foram utilizados dados de filiação partidária e do resultado das eleições de 2020, disponíveis no TSE (em resultados consolidados), bem como as informações sobre deputados e senadores que constam no site do Congresso. As informações sobre prefeitos e vereadores podem ter pequenas variações. De acordo com o TSE, a base de dados eleitoral mais atualizada pode não conter informações sobre pleitos em cidades onde há pendências eleitorais de alguma candidatura. O trabalho de refinamento de dados foi feito em SQL e o diário pode ser conferido neste link. Encontrou algum erro? Entre em contato com isabellam@gazetadopovo.com.br.