• Carregando...
Ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol
Ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Ao participar de um painel com foco no combate à corrupção durante a Brazil Conference, evento organizado por alunos brasileiros de Harvard e do MIT em Cambridge nos Estados Unidos neste domingo (7), o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) defendeu o posicionamento do dono da rede social X, o antigo Twitter, Elon Musk e as críticas do bilionário ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Neste fim de semana, Elon Musk tem feito diversas manifestações críticas às restrições impostas pela Corte, em especial pelo ministro Alexandre de Moraes, classificando-as como censura. O empresário chegou a ameaçar o fechamento da rede social no Brasil e disse que divulgaria todas as exigências de Moraes consideradas abusivas em relação a usuários do X.

Dallagnol avaliou que o dono da rede socuak age corretamente ao defender que as contas de internautas não podem ser censuradas. "Conteúdos ideológicos que não são criminosos e não são ilegais não podem ser censurados”, declarou.

Para o ex-procurador da Lava jato, a prática que tem ocorrido no Brasil é “absolutamente errada”. “Isso é um absurdo. Nos aproxima de países com perfil ditatorial, quando o que nós queremos é viver em uma verdadeira democracia", destacou.

Para Dallagnol, as medidas censuratórias representam uma versão moderna de "cortar a língua das pessoas”. “Esses Twitter Papers que estão vindo à tona estão revelando que existe também uma censura de conteúdo por meio de ordens [judiciais] que determinam a moderação e o desestímulo à difusão de determinados conteúdos que são opiniões, que não são ilegais e não são criminosas ", seguiu ao avaliar inconstitucionalidade nos atos.

Ainda durante o evento nos Estados Unidos, Dallagnol apontou um “crescente arbítrio judiciário” e disse que foi estabelecido um ambiente de medo no Brasil.

Neste domingo, Musk sugeriu que o ministro Alexandre de Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment. Ele também desafiou o ministro prometendo restaurar contas bloqueadas do X.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]