• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

19 de agosto

#36 - Após “metamorfose” de imagem política, Toffoli vira alvo de direita e esquerda; a estratégia americana no acordo UE-Mercosul

*** 1) O nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi um dos mais comentados nos últimos dias. No dia 13, foi alvo de um pedido de impeachment apresentado pela deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) e endossado por um grupo de sete senadores, a maior parte deles de partidos de centro-direita. No mês passado, os disparos contra Toffoli vieram do PT: o partido protestava contra a decisão do ministro de suspender, entre outras, as investigações sobre movimentações financeiras suspeitas do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Os ataques de direita e esquerda retratam o que tem sido a trajetória recente de Dias Toffoli. O repórter Olavo Soares comenta a situação delicada do presidente do STF.

*** 2) Resposta quase que imediata à formalização de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, a sinalização dos Estados Unidos de que pretendem negociar um acordo comercial bilateral com o Brasil causou surpresa e entusiasmo no mercado brasileiro. O sinal veio com declarações do próprio presidente norte-americano, Donald Trump, conhecido por adotar medidas protecionistas. Qual o interesse dos americanos nesse acordo? Quais as implicações para o Brasil? Há risco de conflito com o pacto recém-assinado com a União Europeia? E com outros países do Mercosul? O repórter Roger Pereira comenta o que está por trás deste interesse.

***Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]